Anos 80: uma década de transição e dedicação renovada

Anos 80: uma década de transição e dedicação renovada

» download do álbum

Não existe galeria de vídeos

Categorias: Linha do Tempo, Nike
Tags: ,

 

A Nike iniciou os anos 80 com o pé direito, graças ao lançamento bem sucedido da tecnologia Nike Air no tênis de corrida Tailwind em 1979. No final de 1980, a Nike concluiu sua comercialização na Bolsa e tornou-se uma sociedade anônima (empresa de capital aberto). Isso deu início a um período de transição, onde vários dos antigos pioneiros da Nike decidiram mudar para outras atividades. Até Phil Knight abdicou da presidência por mais de um ano em 1983-1984, embora ele permanecesse como presidente do conselho de administração e CEO (diretor-executivo).

Em meados dos anos 80, a Nike decaiu de sua posição de líder da indústria, em parte porque a empresa tinha calculado muito  errado o boom da aeróbica, dando aos novos concorrentes um campo quase totalmente aberto para aumentar os negócios. Felizmente, a estreia de uma nova assinatura de tênis para um novato da NBA de nome Michael Jordan em 1985 ajudou a fortificar o lucro final da Nike.

Em 1987, a Nike preparou um grande produto e uma campanha de marketing criada para recuperar a liderança da indústria e diferenciar a Nike de seus concorrentes. O ponto central foi o Air Max, o primeiro calçado Nike a apresentar Nike Air bags que eram visíveis. A campanha foi representada por um anúncio de TV inesquecível cuja  trilha sonora era a gravação original de “Revolution” dos Beatles.

Um ano depois, a Nike baseada em seu sucesso da campanha “Revolution” lançou uma ampla e fortalecedora série de anúncios com a tagline  “Just do it.” A série incluía  três anúncios  com um jovem atleta chamado Bo Jackson, que assinou os benefícios  de um novo tênis cross training.

Em 1989, o comércio da Nike cross-training explodiu, graças em parte ao anúncio incrivelmente popular da campanha “Bo Knows”. No final da década, a Nike havia reconquistado sua posição como líder da indústria, a primeira e única vez que uma empresa da indústria de calçados/vestuário conseguiu tal façanha. A Nike nunca mais abandonou essa posição.

 

Compartilhar  Facebook Twitter Google+ Gmail Hotmail Yahoo! Mail Email

 

  • Rodapé

    nike@agenciaideal.com.br | tel.: (11) 4873 7592 / 7631 [veja mais +]
  • Copyright

    © Copyright 2010-2011 Nike. Todos os direitos reservados.
  • Desenvolvido por