Anos 70: o nascimento da marca e da empresa Nike

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Bill Bowerman e Phil Knight, os fundadores da Nike, escolheram o logo conhecido hoje internacionalmente como “Swoosh”, que foi criado por uma estudante de design da Universidade Estadual de Portland chamada Carolyn Davidson. A nova linha de calçados da Nike estreou em 1972, a tempo para os Testes de Atletismo, que aconteciam em Eugene, Oregon.

Um par de calçados em particular impressionou de forma diferente, literalmente, mais ou menos uma dúzia de corredores que os experimentou. Eles apresentavam uma novidade que Bowerman desenhou a partir da forma de fazer waffles de sua mulher– um solado (outsole) que tinha elevações do tipo de um waffle para tração, mas eram mais leves que os tênis tradicionais de corrida.

Com um logo novo, um nome novo e uma inovação no design, o que a BRS precisava agora era de um atleta que apoiasse e promovesse a nova linha Nike. Convenientemente para a empresa fundada por homens do Oregon, eles encontraram um jovem da pequena cidade costeira Coos Bay, Oregon. Seu nome: Steve Prefontaine.

Prefontaine emocionou as arquibancadas lotadas do Hayward Field no Oregon durante sua carreira na faculdade de 1969 a 1973. Ele nunca perdeu nenhuma corrida em sua pista natal acima de uma milha de distância, e rapidamente ganhou exposição nacional por estar nas capas das revistas como Sports Illustrated e pelo seu quarto lugar em 1972 nos 5.000m em Munique.

Prefontaine desafiou Bowerman, Johnson e a BRS em geral a expandir seus talentos criativos. Em troca, ele tornou-se um poderoso representante para a BRS e para a Nike depois que se formou no Oregon, fazendo muitas aparições em nome da BRS e enviando pares de tênis Nike aos futuros corredores junto com bilhetes pessoais de encorajamento.

Sua morte aos 24 anos em 1975 interrompeu o que muitos acreditavam que seria uma carreira incomparável na pista – na época da sua morte, ele possuía os recordes americanos em sete distâncias de 2.000m a 10.000m. Mas o espírito impetuoso de Prefontaine continua a existir dentro da Nike; Knight sempre disse que Prefontaine é a “alma da Nike”

 

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